Sala Lilás na 145ª DP, creche em horário integral em Grussaí e urbanização do bairro Jardim das Palmeiras são destaques da sessão

Oferecer um espaço com mais privacidade às mulheres que necessitem procurar a delegacia para relatar qualquer situação ou até buscar ajuda para questões de violência. Este é o objetivo do requerimento 011/2025, do vereador Elisio Rodrigues, propondo a implantação da Sala Lilás na 145ª Delegacia de Polícia do município. Destinada à Secretaria Estadual da Mulher, a matéria foi aprovada na sessão desta quarta-feira (12) na Câmara de São João da Barra.
A reunião contou, ainda, com a aprovação de várias outras matérias, como um requerimento do vereador Leo de Lolô à Secretaria de Educação, sugerindo a construção de uma creche com horário integral no loteamento Telê Santana. Carlos Machado da Silva (Kaká) pediu serviços de drenagem, saneamento básico, urbanização, iluminação, calçamento com tijolos intertravados e construção de uma praça em todas as ruas do bairro Jardim das Palmeiras (Atafona).
O edil Alan de Grussaí propôs a construção de um centro municipal de convenções no antigo prédio da Tecex, na sede. Ao Governo do Estado, Analiel Vianna requereu a implantação de um posto do Detran em São João da Barra. Caio César requereu a colocação de profissionais de fisioterapia infantil nas unidades de saúde do município, bem como para atendimento domiciliar. Já Rommenik solicitou a poda das árvores na BR-356, em frente ao Centro Municipal de Emergência, pois as mesmas estão dificultando a visibilidade dos radares eletrônicos recém instalados.
Demais indicações aprovadas: urbanização, revitalização e sinalização da Avenida Atlântica de Atafona a Grussaí, com a construção de ciclovia, entre outras melhorias (Joice Pedra); construção de quiosques com banheiros na Praça Jardim da Oração, na Avenida Genecy Mendonça (Rommenik) e urbanização da Rua Gilberto Paes Rangel, em Roças Velhas (Julinho Peixoto).
Moções – Duas moções de felicitações foram apreciadas: uma de Sonia Pereira e Julinho Peixoto, para a procuradora da Câmara, Evelinne Cardoso de Azevedo Serra, que fez aniversário no último dia 10; e outra, do vereador Eziel Pedro, para Miraldo da Rádio e sua esposa Cláudia, pela cobertura de comunicação durante o verão e o Carnaval de São João da Barra.
Câmara de São João da Barra aprova projeto de lei que autorização a instalação de climatização nas escolas públicas
Além de requerimentos e indicações, a Câmara de São João da Barra aprovou vários projetos de lei na sessão desta quarta-feira (12). Um deles foi o PL 007/2025, de autoria da vereadora Joice Pedra, que dispõe sobre a autorização de instalação de sistemas de climatização em todas as escolas públicas no município. O objetivo é garantir condições térmicas adequadas ao ambiente escolar, para o conforto e bom desempenho dos estudantes e profissionais da educação.
Segundo Joice, o atual cenário de aquecimento global tem impactado diretamente a saúde, o bem-estar e a produtividade da população, especialmente em ambientes escolares, onde a falta de climatização adequada tem prejudicado o ensino. “Esse é um assunto de extrema necessidade. É muito mais do que colocar um aparelho de ar condicionado nas escolas: é trazer dignidade para alunos, para toda a comunidade escolar e zelar sim, pelo aprendizado, pelo bem-estar e pela saúde, principalmente, dos nossos alunos”, a vereadora.
Segundo o texto, os projetos arquitetônicos e de engenharia de reformas e de novas unidades escolares deverão prever a instalação de sistemas de climatização, em conformidade com as normas técnicas e ambientais vigentes. Além disso, o Plano Plurianual (PPA) do município deverá incluir as dotações orçamentárias e os recursos necessários para o cumprimento das ações. O texto também diz que “caberá ao Poder Público a elaboração de Plano de Manutenção; Operação e Controle dos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos alunos e profissionais da educação”. O PL estipula o prazo de um ano, a contar da publicação da lei, para o Poder Público adequar suas instalações às exigências estabelecidas.
Mais – O Legislativo também aprovou, na sessão desta quarta-feira, o PL 011/2025, de autoria do Executivo, visando adequar a estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, diante da necessidade e interesse público em aperfeiçoar a estrutura, através do desmembramento de secretarias e adequação de cargos públicos. O texto do projeto ressalta que a nova estrutura não acarretará concessão de benefícios para os servidores públicos, configurando mera adequação administrativa, para o seu melhor funcionamento, em prol da melhoria dos serviços públicos prestados à coletividade.
O plenário também aprovou dois projetos de lei do Executivo, visando à concessão de autorização para a abertura de crédito adicional no Orçamento e um PL da Mesa Diretora, instituindo gratificações mensais para os servidores públicos designados para exercerem atividades atinentes às funções essenciais à aplicação da Lei 14.133/2021, no âmbito do Legislativo. Cabe ressaltar que todos os projetos de lei aprovados serão encaminhados ao gabinete da prefeita Carla Caputi para a sanção, ou seja, para virar lei.
A sessão terminou com a aprovação de dois projetos de resolução: o 001/2025, de Alan de Grussaí, que denomina de Carlos Magno de Souza Machado, o campo de futebol situado ao lado da Associação de Cajueiro, em Cajueiro e o 002/2025, da Mesa Diretora, que dispõe sobre a concessão de diárias e adiantamento para combustível dos servidores e vereadores da Câmara, quando houver necessidade de deslocamento a serviço ou evento de interesse do Poder Legislativo.
