Geral
Semed promove capacitação para profissionais da rede

“Rotina com sentido: experiências que acolhem a infância” foi tema do curso de Formação Continuada para professores de creche que aconteceu nesta terça-feira, 30, no auditório da Prefeitura de São João da Barra. Simultaneamente, no auditório do Ciep Gladys Teixeira, aconteceu a Formação Continuada para auxiliares de creche e cuidadores da rede municipal de ensino, que tratou do tema: “Primeiros socorros na Educação Infantil”.
As ações reuniram aproximadamente 300 profissionais. Promovido pela Coordenação Pedagógica da Educação Infantil da Secretaria de Educação, o curso para professores teve como objetivo refletir e construir práticas que deem significado à rotina da creche, valorizando momentos de cuidado, brincadeira e aprendizagem como experiências que acolhem e respeitam a infância. Já a formação dos auxiliares de creche e cuidadores teve a finalidade de oferecer orientações práticas e seguras sobre procedimentos básicos de primeiros socorros, preparando os profissionais para agir com segurança e rapidez em situações de emergência no contexto da creche.
A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Thaís Barboza, ressaltou o papel da prática pedagógica nesse processo: “Quando olhamos para a rotina como um espaço de aprendizagens significativas, damos sentido a cada momento vivido pelas crianças. Nosso compromisso é apoiar os professores para que possam transformar cuidado, brincadeira e convivência em experiências que respeitam e acolhem a infância”, destacou.
A abertura do curso para professores foi realizada pelo secretário de Educação, Daniel Damasceno, pela coordenadora geral, Janaína Monteiro, e pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Thaís Barboza. A fisioterapeuta Karla Renata Brito, da equipe multidisciplinar da Semed, e as coordenadoras pedagógicas Máxima Santos e Luciana Paula conduziram a abertura do curso para auxiliares e cuidadores.
As formações aconteceram no contraturno de trabalho, contemplando todos os profissionais da rede. Daniel Damasceno destacou a importância da iniciativa: “A formação continuada é fundamental para fortalecer o trabalho desenvolvido nas creches. Investir em nossos profissionais significa garantir uma educação infantil de qualidade, que valorize o cuidado, o brincar e o aprendizado como experiências que realmente acolhem a infância”, afirmou
.






