Rodas de conversa em SJB reforçam ações de combate

Agosto é um mês dedicado ao reforço no combate à violência contra a mulher, e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está participando da campanha Agosto Lilás. A programação teve início nesta terça-feira, 19, em Sabonete, no quinto distrito, e em Grussaí, com rodas de conversa nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das duas localidades. As atividades seguem nesta quarta em outros pontos do município e serão encerradas no próximo dia 28 (confira os locais e horário ao fim do texto).
As ações voltadas à luta contra a violência doméstica estão sendo conduzidas pelos assistentes sociais e psicólogos dos próprios Cras, junto às famílias atendidas em cada distrito e localidade.
“Nossa equipe está pronta para orientar, apoiar e garantir que todas tenham acesso à proteção e à informação. O objetivo é promover diálogos sobre prevenção, direitos e acolhimento fortalecendo a rede de apoio às mulheres. Essas rodas de conversa reforçam a importância de dar visibilidade ao tema, estimular a denúncia, ampliar o acesso à informação e mobilizar a comunidade para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violências”, destacou o coordenador geral da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Diogo Pessanha.
Além das equipes do Cras, o Agosto Lilás está sendo apoiado pela Patrulha Maria da Penha e outros equipamentos da rede. Dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública revelam que em 2024 foram 389 atendimentos de monitoramento de medida protetiva a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar.
Implantado pela prefeita Carla Caputi em outubro de 2022, o projeto Patrulha Maria da Penha é desenvolvido pela Guarda Civil Municipal. A atuação é 24 horas por dia, com efetivo de ambos os sexos capacitado para atuar exclusivamente no projeto, visando proporcionar maior agilidade e acolhimento às vítimas”, explica o comandante da Guarda Civil Municipal, Jonas Figueiredo.
Nos casos de emergência e de descumprimento da Lei Maria da Penha, o atendimento é feito pela Polícia Militar, por meio do 190 ou pelos telefones do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp): 2741-1190 ou (22) 999153153, ligações e WhatsApp.
Confira as datas e locais das rodas de conversa do Agosto Lilás
*20/08 – Quarta-feira
Cras Barcelos
Às 14h
*22/08 – Sexta-feira
Cras Sede
Às 14h
*28/08 – Quinta-feira
Cras Açu
Às 13h