Educação de SJB se destaca na XIX Feira de Ciência com projetos premiados

A rede municipal de Educação de São João da Barra foi destaque na XIX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), do estado do Rio de Janeiro, realizada neste fim de semana na capital fluminense. A Escola Municipal Manoel Alves Rangel, localizada em Quixaba, conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências no Ensino Fundamental II (6º e 7º anos), com o projeto “Reutilização da Fibra da Casca do Coco Verde para Filtro de Poço Artesiano”. A equipe também foi indicada para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2026, em Novo Hamburgo, RS.
O município alcançou ainda o segundo lugar na categoria Ciências no Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), com o projeto “Eco Revitaí: Conectando Saberes”, desenvolvido pela Escola Municipal Manoel Ducas de Brito, de Caetá.
“Hoje a E.M. Manoel Alves Rangel escreve mais um capítulo de orgulho em sua história. Uma história que vai muito além de troféus e títulos. Somos uma escola distante da sede, enfrentamos desafios diários, mas seguimos firmes, acreditando na Educação como força de transformação. Agora celebramos um novo passo, avançando para a etapa federal, levando conosco sonhos, ciência e a certeza de que é possível ir longe”, destacou o diretor Willian Freitas.
O projeto “Reutilização da Fibra da Casca do Coco Verde para Filtro de Poço Artesiano”, selecionado inicialmente durante a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FeMuCti), foi desenvolvido pelos estudantes Ana Luiza de Azevedo dos Santos, Ana Luíza Barreto Caetano e Pedro Arthur Santos de Azevedo, sob a orientação das professoras Jéssica Ferreira Tardin da Silva e Carla Regina Santos Dutra.
A iniciativa surgiu a partir da preocupação com o descarte inadequado do coco verde e com a qualidade da água em uma comunidade rural sem saneamento básico. Análises realizadas pela Fundenor identificaram excesso de ferro em poços artesianos, e os filtros caseiros produzidos com a fibra do coco reduziram significativamente o metal, aproximando a água dos padrões adequados para consumo.
Já o projeto “Eco ReviTaí: Conectando Saberes” foi desenvolvido pelos estudantes Maria Vitória Faísca Nogueira, Allana Ramos de Oliveira e Dyego Barreto Ribeiro da Silva, com orientação dos professores Renata Silva Barreto Sales e Dhiego da Silva Sales. A proposta teve como objetivo promover a conscientização ambiental e aproximar a escola da comunidade do entorno do Refúgio de Vida Silvestre da Lagoa do Taí, em São João da Barra.
A iniciativa envolveu a criação de um sistema inteligente de irrigação com Arduino, a aplicação de questionários e a produção de uma cartilha educativa sobre práticas sustentáveis e sobre a unidade de conservação. O projeto evidenciou o interesse da comunidade por soluções tecnológicas e reforçou o papel da escola na educação ambiental e no engajamento social.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, a iniciação científica na educação básica fortalece o protagonismo dos estudantes, conecta teoria e prática e contribui para a formação cidadã e profissional, a partir da reflexão e da busca por soluções para desafios sociais e ambientais. “Parabenizo os estudantes, professores, orientadores e todos os envolvidos por mais essa importante conquista da Rede Municipal em 2025 e reforço o compromisso em ampliar políticas públicas e projetos de iniciação científica na escola pública”, pontuou.
A articuladora de Projetos da Secretaria de Educação, Letícia Versiani, acompanhou os alunos durante a feira, contribuindo para a organização, orientação e participação dos estudantes no evento.
IFF/SJB – Além da rede municipal, o Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus São João da Barra também se destacou na feira. O projeto “SJBots em Ação: Inclusão Social por meio da Robótica Educacional”, selecionado na etapa municipal durante a FeMuCti, conquistou o primeiro lugar na categoria Interdisciplinar – Ensino Médio/Técnico e foi indicado para a Mostratec.
Na categoria Ciências Exatas e da Terra – Ensino Médio/Técnico, o primeiro lugar ficou com o projeto “SJBytes: A Computação Aplicada no Estudo Climático em São João da Barra”, que também garantiu indicação para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo. Além disso, os estudantes Iago Gama de Sousa e Jarbas Gabriel Nogueira, do IFF-SJB, foram contemplados com bolsas do programa ICJovem/CNPq.




