Câmara de SJB sugere

Entre os assuntos aprovados pela Câmara de São João da Barra nesta terça (16), está uma indicação ao Executivo, sugerindo a criação de um programa de incentivo e premiação em dinheiro, a alunos sanjoanenses que obtiverem mais de 900 pontos no Enem – e que a iniciativa possa abranger também os professores. A matéria é de autoria do vereador Analiel Vianna e visa incentivar os jovens a continuarem e prosperarem nos estudos. O plenário também aprovou uma indicação da vereadora Joice Pedra, que sugeriu ao município, uma parceria com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) a fim de elaborar um estudo de viabilidade técnica e legal para desassorear com dragagem, a foz do Rio Paraíba do Sul.
Joice explicou que, historicamente, a foz do Paraíba sempre foi em Atafona, mas, há cerca de cinco anos, acabou migrando para a lado esquerdo do rio, que pertence a SFI. Como o canal de navegabilidade das embarcações pesqueiras na foz, entre as ilhas de Convivência e do Pessanha, está bastante assoreado, os barcos estão encalhando nos bancos de areia, o que prejudica a atividade pesqueira, coloca em risco a vida dos pescadores e pode virar um problema maior, se houver um fechamento no lado esquerdo também.
Mais – Léo de Lolô solicitou ao Executivo, a colocação de um ônibus escolar para levar os alunos do bairro Telê Santana até o CMEA 2, em Grussaí. Já o vereador Rommenik sugeriu a construção de um banheiro público na Estação das Artes, na sede. Para a localidade de Barcelos, Elisio Rodrigues indicou a construção, ou o aluguel de uma área, a fim de implantar um Centro Social (Centro de Referência do Idoso), com a colocação de profissionais de diferentes áreas para atender à população idosa. Por fim, Rodrigo Machado pleiteou a construção de abrigos de passageiros padronizados e com sanitários em locais propícios em todo o município.
Moção – O plenário aprovou uma moção de parabenização ao professor de História, Marroni dos Santos Alves, que é assessor especial da Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares/Secretaria de Relações Institucionais, da Presidência da República. A moção foi proposta pela presidenta da Casa, vereadora Sônia Pereira (Soninha), destacando que Marroni sempre auxilia os vereadores quando estão em Brasília pleiteando recursos para o município.