Câmara de São João da Barra aprova PL e moção de aplausos à Apae, médicos e Jeep Clube

A sessão da Câmara de São João da Barra desta quarta-feira (27) começou por uma moção feita aos munícipes assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada de 21 a 28 de agosto em todo o Brasil. A moção foi assinada por todos os vereadores, que parabenizaram a direção da entidade, seus professores, terapeutas e demais profissionais que prestam trabalho, enfatizando o carinho e o acolhimento que têm com os alunos.
Os parlamentares sanjoanenses – que nos últimos anos destinaram várias emendas impositivas à Apae – também destacaram a importância da celebração da semana, que tem como tema, “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!” A ação propõe-se a uma atenção à escuta dos desejos e das escolhas das pessoas com deficiência, ao respeito às diferenças e à criação de oportunidades reais. Em São João da Barra, a entidade presta vários serviços às famílias atípicas, sendo um espaço de acolhimento, respeito e dedicação.
Mais – O plenário aprovou uma moção de aplausos da presidenta da Casa, Sônia Pereira (Soninha) aos médicos, Renato Alvarenga e Ivan Salgado de Azevedo, em reconhecimento ao trabalho que vêm prestando na Santa Casa de Misericórdia. O vereador Rommenik fez moção de aplausos ao Jeep Clube de São João da Barra, pela realização do 20º Encontro Nacional do Jeep Clube, no último fim de semana, no Balneário de Atafona. O jornalista Fabrício Berto, um dos organizadores, disse que é uma honra, para os jipeiros, receber a homenagem. E colocou a associação de portas abertas para atender à Apae.
Na Ordem do Dia, o plenário aprovou três projetos de lei de Soninha. São elas: 091/2025 (que autoriza o Poder Executivo a instituir o Sistema de Proteção, Respeito e Cuidado às Mães de Natimorto e com Óbito Fetal nas unidades de saúde credenciadas do SUS); o 092/2025 (que autoriza o município a instituir o Cadastro Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a emitir a carteira de identificação da pessoa com TEA) e o 092/2025 (que autoriza o Executivo a adotar normas de segurança, guarda e circulação de cães considerados potencialmente perigosos no município). Por fim, foi aprovado o projeto de resolução 027/2025, do vereador Carlos Machado da Silva (Kaká), que declara como de utilidade pública, a Associação das Artes Sanjoanenses.