Geral

Câmara de São João da Barra abre semana especial para jovens e alunos

  

Aluna do 9º ano do Centro Municipal de Educação Avançada II (CMEA), no município de São João da Barra, Evelen Pinheiro da Silva, tem o sonho de ser veterinária, o que ficou mais claro para ela, nesta segunda-feira (11), ao participar da abertura da Semana do Estudante e da Juventude 2025. Promovido pela Câmara de Vereadores, o evento segue até a próxima sexta-feira (15), sempre às 9h. “Achei ótimo estar aqui porque aprendi que não podemos desistir dos nossos sonhos. Eu sempre quis ser veterinária, mas tinha pensando em desistir”, conta a jovem de 16 anos. 

A iniciativa do Legislativo nasceu da ideia de unir duas datas importantes: o Dia do Estudante (11 de agosto) e o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto). E também acolher e dar voz aos jovens sanjoanenses. “Estamos muito felizes de ver vocês aqui hoje porque a Casa é de vocês. Momentos como esse são muito importantes, pois pode ser que, daqui a alguns anos, saia daqui um vereador, uma vereadora, um prefeito… Agradeço todas as escolas aqui presentes”, disse a presidenta da Casa, Sônia Pereira (Soninha).

Também fizeram parte da mesa de abertura, o secretário de Educação, Daniel Damasceno; o representante do Conselho Municipal da Juventude, Rafael Viana e os vereadores, Caio César, Léo de Lolô, Rommenik e Joice Pedra. “Parabenizo a Câmara por proporcionar esse momento. A educação é uma ciência interdisciplinar, que dialoga muito com outras ciências e uma delas, a psicologia, diz que a gente só deseja aquilo que a gente conhece”, disse Daniel. “Fico contente de ver a Câmara abrir as portas para essa semana extremamente importante. A juventude de São João da Barra é rica em talentos e precisa ocupar todos os espaços”, acrescentou Rafael.

O evento é aberto aos alunos de todas as escolas situadas no município. Além dos estudantes do CMEA II, também participaram os da Escola Municipal Amaro de Souza Paes, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro Educacional Rico Talento.

O evento começou com uma apresentação cultural dos alunos da Apae. Em seguida, a artista sanjoanense, Melyssa Gregório, contou sobre sua história e a exposição “São João da Barra em Tintas e Tecituras” – contemplada pela Lei de Incentivo Lei Paulo Gustavo. Melyssa, que também é psicóloga e estudante de Jornalismo, mostrou seu trabalho artístico com desenhos em giz de cera, pintura em aquarela e bordados.

Outro momento de muita emoção foi a apresentação musical do casal, Cícero Carlos e Glauciene Natalino, e das estudantes do CMEA II, Sthephanny Mello e Izabela Calais. As duas são alunas do músico, que é deficiente visual e deu uma aula de superação e perseverança. Cícero não se deixou abater pela limitação física: estudou, fez faculdade de Pedagogia, é professor de braile, consultor em acessibilidade, produtor musical e servidor efetivo da Prefeitura de SJB (aprovado em primeiro lugar), constituiu família e lançou, recentemente, o documentário, “Cícero Carlos, um outro olhar”, que foi exibido no evento. O filme – também contemplado pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo – mostra o seu dia a dia, sua autonomia e a maneira como construiu uma rotina independente.

– Hoje está sendo um dia muito marcante para mim. Estou muito feliz de estar aqui com tantos jovens e quero parabenizar a Câmara, porque quando você abre espaço para todos os públicos, você está se tornando acessível – ressaltou Cícero.

Para assistir ao documentário, clique aqui.

Para conferir a programação completa da Semana do Estudante e da Juventude 2025, clique aqui.

Câmara Municipal de São João da Barra
End.: BR-356, s/n, Chatuba, São João da Barra – RJ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo