Artesãs sanjoanenses participam de mostra sobre rios e sustentabilidade

O Galpão das Artes Urbanas Hélio G. Pellegrino, da Comlurb, inaugurou nesta quarta-feira, 1, na Gávea, a exposição “Rios que Correm no Rio”. A mostra reúne artistas e artesãos que transformam em arte as memórias, fluxos e histórias inspiradas nos rios, nas águas e nas bacias hidrográficas que percorrem o estado do Rio de Janeiro.
Entre os destaques da exposição está o acervo das artesãs sanjoanenses Mauriceia Marcelino Teixeira e Aline Pinheiro, da Dellas Artes em Conchas, que apresentam peças confeccionadas com materiais reaproveitados promovendo práticas sustentáveis e valorizando o artesanato local.
A abertura do evento contou com a presença de integrantes do Espaço Ecoarte, localizado no Balneário de Atafona. “Nossa vinda aqui tem como objetivo mostrar às artesãs o valor das peças recicladas e servir de inspiração para o aprimoramento do trabalho desenvolvido no Espaço Ecoarte”, afirmou Vânia Pantoja, coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.
Com curadoria da mestra artesã Lina de Melo e da artista Tereza Riba, a exposição reúne trabalhos de criadores da capital e de diversos municípios fluminenses. O evento também destaca o artesanato como profissão regulamentada e reconhecida, que vai além da geração de renda, afirmando a identidade cultural de um povo.
A artesã Mauriceia Marcelino Teixeira destacou a oportunidade. “A prefeitura está sempre nos apoiando para participar de eventos e também contamos com o Sesc, que nos proporcionou várias capacitações. Foi através de um desses eventos que estreitei laços com a Lina de Melo, que nós convidou para esta exposição”, contou.
A mostra apresenta esculturas, pinturas, bordados, crochês, patchwork, cerâmicas, carpintaria naval, macramê, papel machê e outras técnicas. Grande parte das obras é produzida a partir de matérias-primas reaproveitadas, como retalhos de tecido, jeans, linhas, resíduos de palmeira, papel, papelão e até cápsulas de café.
A visitação é gratuita e acontece até o dia 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Galpão das Artes Urbanas Hélio G. Pellegrino – Comlurb, localizado na Rua Padre Leonel Franca, s/nº, na Gávea