Entrega do Prêmio Pai Talento

A Câmara de São João da Barra vai realizar, nesta quarta-feira (27), a entrega do Prêmio Pai Talento, homenageando 13 pais do município. A noite será marcada, também, pela entrega da Medalha João Oscar do Amaral Pinto que, este ano, será conferida ao professor e historiador sanjoanense, Fernando Lobato. O evento acontecerá no plenário Narciza Amália, a partir das 19h e é aberto ao público.
A Medalha João Oscar foi instituída pela Câmara em 2019, por meio de resolução, sendo a sua entrega realizada na mesma sessão solene do Prêmio Pai Talento (criado em 2013). “Quero parabenizar todos os pais que estarão aqui e também o nosso querido historiador Fernando Lobato, que vai receber essa importante medalha. Ele conhece como ninguém a história do nosso município e é merecedor dessa honraria”, disse a presidenta da Câmara, Sônia Pereira (Soninha).
Biografia – Fernando Antônio Lobato Borges nasceu em São João da Barra, no dia oito de janeiro de 1961, filho de Odyr Borges e Norméa Lobato. Graduado em História, pela Faculdade de Filosofia de Campos, fez o curso de pós-graduação em História da África, pela Universidade Cândido Mendes. Lobato esteve à frente das restaurações dos prédios históricos do antigo Mercado Municipal (hoje Centro Cultural Narciza Amália), do Cine Teatro São João, do antigo Grupo Escolar (hoje Palácio Cultural), da antiga Estação Ferroviária e da Casa de Câmara e Cadeia. Atualmente, atua na restauração do Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Escreveu para a imprensa sanjoanense e campista. É autor de peça teatral, do resgate do Reisado das Pastorinhas e da obra genealógica “Uma Família Quatrocentona” e do livro “Subsídios para a História da Câmara Municipal de São João da Barra”. No momento, ele prepara a pesquisa para contar a história do Carnaval Sanjoanense. Nas salas de aula, lecionou em várias escolas do município e também em Gargaú – hoje pertencente ao município de São Francisco do Itabapoana. Atualmente, Lobato é professor do Colégio Estadual Alberto Torres. Ele conta que se sente feliz em receber a homenagem, mas fica um pouco constrangido, pois gosta de trabalhar nos bastidores.
Homenageados de cada vereador com o Prêmio Pai Talento
Alan: Luiz Cláudio Mello da Silva Filho
Analiel: Robson Ribeiro da Silva
Caio César: César de Oliveira Serra
Kaka: Paulo Roberto Moreira do Amaral
Elisio: Antônio Cândido Filho
Eziel: Adilson Barboza
Joice: Dênis Merlim Rosa
Léo: Alair Azeredo de Souza (Lolô)
Júnior Monteiro: João Batista dos Santos Filho
Julinho Peixoto: Joziel de Almeida Chagas
Rodrigo: Odilon Corrêa
Rommenik: Elbo Paiva Ribeiro
Sônia: João Batista Almeida Amar