Mutirão do Retificar chega a SJB na próxima terça

O Mutirão Retificar acontece na próxima terça-feira, 26, das 10h às 17h, na Secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra – Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, 80, Centro. O objetivo é auxiliar os proprietários e os possuidores rurais na regularização e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), oferecendo orientações técnicas e suporte para corrigirem, atualizarem ou complementarem seus cadastros.
A ação será desenvolvida em uma parceria da Prefeitura de São João da Barra com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR-RJ), Sindicato Rural de São João da Barra e Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Os interessados devem apresentar RG, CNH e CPF, recibo do CAR e documento da propriedade (Declaração de Posse, Escritura Pública, Registro de Imóvel, Contrato de Compra e Venda ou Usucapião Georreferenciado). O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, criado pela Lei nº 12.651/2012. Ele reúne informações ambientais das propriedades e posses rurais, servindo como base para o controle, monitoramento, combate ao desmatamento e planejamento ambiental e econômico.
“A descentralização deste serviço fortalece a gestão ambiental local, aproxima o poder público dos produtores rurais e agiliza a regularização. Com capacitação e equipamentos fornecidos pelo INEA, a equipe municipal atua diretamente no sistema, garantindo mais eficiência nas análises. Essa união de forças garante mais agilidade, eficiência e compromisso com um desenvolvimento rural sustentável e ambientalmente responsável”, avaliou a secretária de Meio Ambiente, Marcela Toledo.
Em 2025, completam-se dois anos do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Prefeitura de São João da Barra para descentralizar a análise do CAR e os resultados são expressivos: 208 cadastros analisados pelo INEA (2013 – 2022) e 112 cadastros analisados pela equipe técnica da Prefeitura (2023–2025).