Geral

Alunos de SJB recebem orientações no Maio Laranja

Como parte do “Maio Laranja”, São João da Barra iniciou nesta terça-feira, 13, pela Escola Municipal João Flávio Batista, no distrito de Cajueiro, uma série de rodas de conversa com alunos, do 5º ao 9º ano, e seus responsáveis sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação faz parte da Campanha Nacional, que terá também no município o Dia D da Mobilização contra estes crimes, no próximo dia 19.

As atividades estão reunindo o Serviço Social da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Departamento de Infância e Adolescência da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar.

Além da João Flávio Batista, a roda de conversa aconteceu nesta terça na Escola Municipal Amaro de Souza Paes, em Grussaí, e terá mais duas edições nesta quinta-feira, 15, às 9h30, na Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, no Açu, e às 14h30, na Escola Municipal Luiz Délio Mendonça, na localidade de Campo de Areia. Durante a abordagem são apresentados e distribuídos materiais educativos com orientações sobre como identificar casos de abusos.

Integrante da equipe técnica multidisciplinar da Semed, a assistente social Maria de Fátima Caldas Ribeiro destacou a importância do diálogo com os alunos sobre o tema. Segundo ela, já há por parte da secretaria um acompanhamento rotineiro na possível identificação e combate da exploração sexual de crianças e adolescentes.

“A porta de entrada dos alunos é com o professor, com quem eles estão diariamente, e também com a equipe técnica, que é a psicopedagoga, o orientador escolar e a pedagoga. Nós, da equipe multidisciplinar, recebemos o encaminhamento desses alunos, por meio das revelações que eles fazem com aquela pessoa de confiança. E aí encaminhamos para o órgão competente que é o Conselho Tutelar para apurar os fatos como deve ser feito”, comentou a assistente social.

A diretora Escola Municipal João Flávio Batista, Soraya Barcelos, classificou o encontro como um movimento muito importante de conscientização para que todos possam entender o tema e a escola ser bastante participativa. “Temos a responsabilidade de abordar esses temas no intuito de acolhermos nossos alunos e as famílias e toda a comunidade para esse combate. Todos precisam estar juntos nessa luta”, afirmou.

Até o final deste mês, as diferentes secretarias e órgãos da administração municipal estarão envolvidos em atividades como encontros de rede e grupos de trabalho, levando à comunidade orientações sobre formas de se posicionar diante da questão. Um dos pontos altos será um trabalho de abordagem no Calçadão Dirceu da Graça Raposo, no Centro, no dia 19, às 11h e às 14h, quando os profissionais vão distribuir kits informativos alertando sobre a importância de denunciar os atos de abuso contra os menores. A ação fará referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado no dia 18.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo